29 de outubro de 2007

Belém Jardim


Com a devida vénia à amiga T, aqui fica o progama de cinema para Lisboa em Outubro de 1938. No Belém Jardim, com sessão às 20.45 h, estreava o deslumbrante filme colorido "O grito de 1938" com Warner Baxter e Joan Bennett. O programa era ainda recheado com a novela de aventuras "A vingança de Buck Jones".


tó marques

28 de outubro de 2007

Feiras

Sinónimo de camisolas, vulgo t-shirts, bifanas e ciganos.
T-shirts porque em tempos idos, íamos à feira de Carvavelos às compras isto é, compre uma t-shirt e esconda outra, malas, fatos de treino, etc.
Lembro-me de ir ou encontrar a Carmo, a Claúdia enfim, malta dA Rua.
Ciganos porque julgo que não exista uma feira que se realize em local público, onde não exista pelo menos uma banca com ciganos a vender. Vendiam normalmente roupa mas hoje já estão produtos mais diversificados (cds, dvds, etc).
Por fim e como todos temos de comer, as bifanas, o entrecosto assado, o vinho morangueiro que era proíbido vender e os couratos com ou sem pelos. Estes petiscos característicos do nosso povo eram de nosso agrado, da malta dA Rua, principalmente quando falamos do glorioso Benfica e quando íamos à bola, ao estádio da Luz.
O Carlitos, o Vitinha, o Manel e os demais benfiquistas também ficam aqui em relevo.
Mas como o tema é genérico quero aqui falar de uma feira em particular – a do Relógio que iniciou a sua actividade na década de setenta.
Os feirantes, no ínicio, eram pequenos produtores de produtos horticolas e oriundos das redondezas. A feira foi licenciada em 1990 e o seu nome teve origem na toponímia local – Rotunda do Relógio.
Actualmente é a maior feira de Lisboa com quase 700 lugares autorizados. Aos domingos de manhã encontra-se de tudo um pouco nesta feira, desde as t-shirts, as calças de ganga, os dvds, roupa de bebé, calçado, mobiliário, frutas e legumes e claro, bifanas, entrecosto e cervejas para o almoço.
Haja sabedoria para escolher e comprar.
zeca

25 de outubro de 2007

Feira Esotérica

A partir de amanhã dia 26 de Outubro até ao dia 4 de Novembro vai-se realizar uma Feira Esotérica e Bio Alternativa aqui bem perto dA Rua, em Oeiras.
Esta concentração de Oráculos, Espiritismo, Horóscopos, Magias, Tarot e outras ciências secretas estará no palco da Fundição de Oeiras e irá abranger quase todo o mundo esotérico - Reiki, medicina não convencional, produtos esotéricos e médiuns.
O recinto também estará equipado com uma cafetaria e um parque temático infantil, com responsáveis por esse espaço onde podem deixar os vossos filhos, os filhos dos outros, os vossos sobrinhos e outros a brincar.
Os cristais podem-se revelar purificadores, a aromaterapia poder-te-á curar ...enfim, que esperas para te elevares?
Abre a tua mente.

zeca

24 de outubro de 2007

Pompeia

Não, não é em Belém. É uma Rua da antiga Pompeia, cidade destruída no ano de 79 d.c. com a grande erupção do vulcão Vesúvio. Já repararam na perfeição? Será que tinha sarjetas? Pois é, há ruas e ruas…
tó marques

Gordos e Obesos

Havia o Carlos, Gordo, o Carlitos, Gordo, o Chico, Gordo até mesmo o Fernandinho, Gordo, mas felizmente nenhum destes ou outros dA Rua se apelidavam ou chamavam Obeso.
Para contrariar a obesidade a Faculdade de Motricidade Humana promove o programa Peso Comunitário e pretende oferecer soluções e recursos prácticos para todos aqueles que pretendem perder peso, prevenir a obesidade ou ajudar outras pessoas a conseguirem atingir e manter um peso saudável.
Problema das sociedade modernas, a obesidade cresce cada vez mais e mais depressa em todo o mundo passando a ser já considerada uma doença global.
Gratuito, o Peso Comunitário destina-se a todos os adultos entre os 18 e os 65 anos interessados em saber que medidas podem adoptar para terem uma vida mais saudável.
Em horário pós laboral, irão abordar questões como a promoção da práctica da actividade fisica regular; a adopção de hábitos alimentares saudáveis ou a redução de peso corporal e a prevenção da obesidade em adultos.
O programa teve início no passado dia 18 de Outubro e decorrerá até 31 de Janeiro de 2008.
Para mais informações ou inscrições: http://www.pesocomunitario.net/
Passem esta informação pois é importante para todas as Ruas.

zeca

22 de outubro de 2007

A Rua Verde

O pessoal dA Rua já não necesita de pedir uma carrinha emprestada para "despachar" o velho frigorífico, máquina de lavar, televisão ou outro do género pois com a publicação do Decreto-Lei 230/2004, que transpõe para a legislação portuguesa uma directiva comunitária que obriga à recolha e reciclagem dos "Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos" esse facto deixa de existir.
Agora, quando a malta dA Rua comprar um novo electrodoméstico, um computador, rádio ou telemóvel tem o direito de exigir à entidade vendedora que fique com o "velho".
Há que informar a malta pois a maior parte do pessoal desconhece esta situação.
A entidade vendedora deverá encaminhar o velho aparelho para os Ecocentros para posterior reciclagem ou reutilização.
Mas transformar um aparelho velho em novo ou aproveitá-lo para obtenção de energia através da queima tem custos – Ecovalor. O Ecovalor pode variar entre 40 cêntimos e 34,39 euros, pois depende do tratamento a aplicar aos diferentes aparelho senão vejamos: um frigorífico contém substâncias perigosas comparativamente a um auto-rádio e portanto, o tratamento é mais dispendioso e demorado. Contribui para umA Rua mais limpa, para um Portugal mais verde e para um mundo mais respirável e duradouro.
Liga para a linha SOS Ambiente - se o comerciante te exigir algum pagamento adicional ou se este se recusar a efectuar a recolha do aparelho usado.

zeca

19 de outubro de 2007

Hermitage em Portugal

O Museu Hermitage é conhecido por ser um dos maiores do mundo, senão o maior, depende dos critérios.
Parte do espólio advém da actividade coleccionadora dos últimos czares da Rússia.
De 26 de Outubro a 17 de Fevereiro de 2008, no Palácio Nacional da Ajuda irá estar uma grandiosa exposição composta por obras de arte oriundas do Hermitage, onde poderemos ver esculturas, artes decorativas, pinturas que se estendem do século XVIII ao ínicio do século XX, de Pedro o Grande a Nicolau II.
Entre outras obras, vão estar serviços de porcelana das melhores fábricas europeias, peças de mobiliário e joias desenhadas por Fabergé para a Exposição Universal de Paris.
Organizada cronologicamente, a exposição mostra-nos a riqueza da corte da dinastia imperial dos Romanov, que abriu a Grande Rússia à cultura europeia sem esquecer as realizações artísticas do país.
Boa visita.
zeca

18 de outubro de 2007

Jerónimos


Todos nós já vimos centenas de fotos dos Jerónimos. Confesso a minha surpresa quando encontrei esta. Existiu nos anos quarenta um gradeamento frente ao Mosteiro dos Jerónimos. De facto, para mim foi novidade absoluta.

tó marques

15 de outubro de 2007

Gastronomia em Santarém

Todos os anos pela mesma altura, lá vou eu na peregrinação habitual até Santarém pois é lá que ainda se faz a Feira Nacional de Gastronomia.
Foi nesta feira, onde habitualmente estão representadas tasquinhas de todas as regiões de Portugal que, há muitos anos, provei requeijão com doce de abóbora e pão de rala e ... – Divinal.
Não querendo aqui mencionar toda uma ementa fabulosa que há mais de 20 anos fui experimentando e conhecendo queria, porém, publicitar este evento de iguarias que também incluem artesanato e danças e cantares regionais.
De tantos episódios que passei, pois houve anos que que cheguei a ir três vezes à feira (com malta dA Rua, com colegas e outros) posso comentar um que, durante um jantar e após regados elogios ao bom vinho que abundava numa determinada tasquinha, fizeram questão de, após pagar a conta, me ofercerem um garrafão do dito.
Até vos poderia oferecer um copito deste mas foi há tanto tempo...
De qualquer das formas não percam de 18 de Outubro a 4 de Novembro a Feira Nacional de Gastronomia em Santarém.
zeca

12 de outubro de 2007

Sabine & Boris


Chegam fabulosas notícias de Colónia. Desde o dia 31 de Agosto “A Rua” ganhou um novo membro (no feminino): a Sabine. É verdade, o Boris e a Sabine deram o nó.
Longa vida aos noivos!

11 de outubro de 2007

MUDE - MUSEU DO DESIGN E DA MODA

Em 1998 é assinado o protocolo de depósito da Colecção Francisco Capelo entre o Estado Português, a Fundação Centro Cultural de Belém e o Coleccionador. A colecção foi depositada no CCB e o Museu do Design inaugurado em 1999.
A criação do Museu motivou ainda a apresentação de exposições temporárias internacionais consagradas ao design.
O crescimento e a excelência deste acervo tornou possível reformular o Museu em 2002, apresentando novas peças e com um novo lay-out- Na mesma data, organizou-se a exposição temporária 7 Ambientes/7 designers que apresentava sete núcleos inteiramente constituídos com peças da colecção, testemunhando a evolução habitacional dos últimos 50 anos do séc. XX.
A colecção foi adquirida pela CML em Dezembro de 2002, mantendo-se o Museu do Design aberto no CCB até Agosto de 2006.
O Museu irá abrir definitivamente ao público em 2009 mas até lá, irá fazer exposições temporárias como esta aqui abaixo mencionada.
Junto à Sé de Lisboa, a caminho do Castelo de S. Jorge, não deixes de por lá passar.

1 de outubro de 2007

5 de Outubro

O Palácio de Belém vai estar outra vez aberto ao pessoal dA Rua e ao demais público que o queira visitar no próximo dia 5 de Outubro, data em que se deu a revolução republicana à ___ anos (quem sabe à quantos anos?).
Nos jardins do Palácio, residencia oficial do Presidente da Republica, estará uma exposição de esculturas de vários artistas plásticos convidados assim como, caso o tempo assim o permita, está ainda prevista para a tarde, animação musical.
Não percas mais esta oportunidade de visita em Belém!

zeca