9 de maio de 2015

LIXO

Com lixo se faz Arte Urbana.

Foi criado com lixo este "Guaxinão" numa parede de um edifício situado na Rua Bartolomeu Dias, junto ao CCB.


O artista é um jovem conhecido como Bordalo II.


8 de maio de 2015

PRAIA COM ESPREGUIÇADEIRAS E “CAIXA DE AREIA” EM MEIA-LUA NASCE EM BELÉM

O Terreiro das Missas, em Lisboa, vai ser transformado numa "praia urbana", onde serão bem-vindos "turistas ou portugueses", quer estejam "vestidos ou em fato de banho".





O Terreiro das Missas, em Lisboa, vai ser transformado numa “praia urbana”, com “uma caixa de areia em forma de meia-lua”, “repuxos”, “espreguiçadeiras de várias cores” e “mesas e cadeiras”. O projecto ainda está a ser ultimado, mas o presidente da Junta de Freguesia de Belém tem a expectativa de que lisboetas e turistas possam usufruir desta “zona de lazer” já este Verão.
“Vamos reabilitar um espaço que está todo estragado e aproveitar uma zona que está subaproveitada”, sublinha Fernando Ribeiro Rosa, referindo-se ao terreno com 2.800 m2 junto à Estação Fluvial de Belém. Depois de ter sido palco da bênção dos navios bacalhoeiros que partiam para a Terra Nova e para a Gronelândia no século XX, este local foi utilizado nos últimos anos para a realização de vários eventos, que segundo o autarca social-democrata o deixaram “completamente de pantanas”.
A ideia de Ribeiro Rosa, que está a ser desenvolvida “em conjunto” com a Câmara de Lisboa, passa por transformar o espaço numa “praia urbana”, com “uma caixa de areia em forma de meia-lua”. Essa estrutura, que ocupará cerca de “um sexto” da área do Terreiro das Missas e na qual os visitantes poderão simplesmente pôr os pés na areia ou mesmo deitar-se, será ladeada por “espreguiçadeiras de várias cores”.
Nessas espreguiçadeiras ou nas mesas e cadeiras que serão colocadas junto a elas, diz o autarca, será possível “beber um gin tónico, comer um hamburger, um cachorro ou uma queijada de Sintra, a ouvir uma música de fundo”, “numa zona única, em frente ao rio”. Nesse sentido, está prevista a concessão a privados de “uma ou duas estruturas móveis, com casas de banho”.
A solução para essas estruturas ainda não está fechada, mas o presidente da Junta de Freguesia de Belém sublinha que elas “têm que ser muito bonitas, de muita qualidade” e “adequadas ao local”, que fica alinhado com o Jardim Afonso de Albuquerque e com a Presidência da República. “Não quero que se pense que isto é uma Feira Popular. Nada disso”, remata.    
A pensar em quem quiser “refrescar-se”, está prevista a instalação de “repuxos” no local. E tomar um banho no Rio Tejo, será possível? “Não aconselhamos, mas quem quiser pode. Hoje está muito menos poluído, já nem existe cheiro”, responde Ribeiro Rosa.

“Vai ser único aqui em Lisboa. Não pretendo rivalizar com o Torel nem com Carcavelos. Cada qual no seu estilo”, diz ainda o autarca, notando que este será um espaço aberto a todos, sejam eles “turistas ou portugueses, velhos ou novos” e quer venham “vestidos ou em fato de banho”. Questionado sobre se tem sido positiva a reacção dos moradores de Belém a este projecto, Ribeiro Rosa garante que sim, mas admite que não espera que haja unanimidade em torno dele: “Tenho receio que haja gente que pense que eu sou maluco”.

Maluco  ... ?

5 de maio de 2015

BELÉM ART FEST 2015





Evento para maiores de 6 anos.

Belém Art Fest