28 de setembro de 2007

A Nota de 50

Numa manhã chuvosa, a caminho da escola, encontrei no passeio um exemplar igual a este. Uma fortuna naquele tempo. Tinha sete anos!
tó marques

Comando


Vá lá, malta! Alguém se lembrava do design do bilhete do velho cinema restelo?
O filme era o "Comando". Alguém viu?
tó marques

23 de setembro de 2007

Trabalho e Lazer











Na Rua Bartolomeu Dias, em Belém, estavam instaladas, conforme espelhado na foto 1 datada de 1953, algumas entidades que alimentavam a nossa indústria da época como sejam a fábrica da borracha e a companhia das redes de pesca.
Mas como nem só de trabalho vive o homem, o edifício seguinte (foto 2 datada de 1967) representava ... e chamava-se...? (pergunta de grau 0 para os mais velhos).
Ficamos à espera que alguem saiba responder.
O edifício era o Cinema Belém-Jardim. Começou ali a funcionar em 1933 poucos anos após a demolição do Belém Cinema, um dos primeiros animatógrafos permanentes da zona localizado na desaparecida Rua Paulo da Gama. O cinema encerrou no início dos anos 60 e ficou no estado que a foto documenta até à construção do CCB.

zeca

19 de setembro de 2007

A Escola
















Agora que começa um novo ano lectivo, vem à memória a velha escola primária do Restelo. Os amigos de então, a bola no recreio, os novos amigos que surgiam, o berlinde! Vem à memória o velho exame da quarta classe, e o desastre que era saber todos os rios e linhas férreas de Portugal, mas também de Angola, Moçambique, etc... Memórias....

marques

14 de setembro de 2007

Outra fácil


A foto é de 1939 mas todos sabemos de que se trata. Ou não?
Obviamente, é o Largo da Princesa! Nos antigos terrenos da Quinta da Princesa, propriedade da Infanta Dona Maria Francisca Benedita, irmã da Rainha D.Maria I. Esta também não dá prémio!


zeca

11 de setembro de 2007

Câmara de Belém há 155 anos


A 11 de Setembro de 1852, faz hoje 155 anos, foi criada a Câmara Municipal de Belém por decreto do Ministério dos Negócios do Reino. O novo município sucedia à freguesia de Santa Maria de Belém, criada em 1833, que sucedia, por sua vez, ao Bairro Administrativo de Belém, instituído em 1813. A Câmara Municipal de Belém era composta pelas Freguesias de S. Pedro de Alcântara, Nossa Senhora do Amparo de Benfica, S. Lourenço de Carnide, Menino Jesus de Odivelas, Santa Isabel e S. Sebastião da Pedreira extra-muros. O seu primeiro autarca foi Alexandre Herculano. O concelho de Belém foi extinto em 1885, com a reforma administrativa do município de Lisboa, aprovada pela Lei de 18 de Julho de 1885 e complementada pelo Decreto de 8 de Outubro do mesmo ano, tendo sido anexado ao concelho de Lisboa.

tó marques

9 de setembro de 2007

Fácil, fácil...


A foto é de 1969. Quem faz a legenda? Esta é tão fácil que não dá direito a prémio!
tó marques

8 de setembro de 2007

O fim da Loja das Meias


Quem em que, pelo menos uma vez, não foi à Loja das Meias no Rossio? Inaugurada em 1905, começou com as especialidades de meias e espartilhos. Foi ao longo de décadas local obrigatório de compras para todas as idades. Agora vai fechar, passados mais de cem anos. A liquidação é total e até os manequins estão à venda. Fica a memória.

foto: A.M.- 1917

tó marques

7 de setembro de 2007

Volei em Belém


O maior torneio nacional de volei em relva volta já nos dias 29 e 30 de Setembro nos jardins Vasco da Gama e outros locais de Belém. As inscrições estão abertas em todos os escalões etários. Mais informações e regulamentos, aqui.


tó marques