21 de janeiro de 2015

VAMOS JANTAR ?



A história repete-se.

 No próximo dia 31 de Janeiro


vamos jantar. 

Tu que és da Rua já te inscreveste ?

Não te atrases.

Contamos contigo !

14 de janeiro de 2015

NOVO MUSEU DOS COCHES


O novo edifício do Museu dos Coches, em Lisboa, abrirá ao público a 22 de maio, data em que o museu celebra 110 anos, afirmou ontem o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. (Lusa)



"Falando numa audição parlamentar, Jorge Barreto Xavier afirmou que pretende inaugurar o novo Museu dos Coches, localizado também em Belém, naquela data, depois de vários adiamentos e anúncios de uma abertura.
Sobre a gestão do museu, um dos mais visitados do país, Jorge Barreto Xavier admitiu que "a sustentabilidade não é evidente", mas a tutela quer "garantir que isso aconteça".
O novo Museu Nacional dos Coches é composto por dois edifícios, com quatro pisos, e que inclui duas salas de exposição permanente, a sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.
Ocupando 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército ... o projecto de construção do novo Museu dos Coches destinou-se à execução das contrapartidas do Casino Lisboa, num investimento de 35 milhões de euros.
No final de 2013, todas as peças em reserva e quatro viaturas da exposição permanente do actual Museu Nacional dos Coches foram transferidas para as instalações do novo museu...
O actual Museu dos Coches, instalado no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, foi criado por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I, em 1905.
O museu reúne uma colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa."
in www.rtp.pt/noticias e www.publico.pt

9 de janeiro de 2015

CANTAR O ALENTEJO em BELÉM


No próximo dia 25 de Janeiro de 2015 irá realizar-se no Centro Cultural de Belém, um concerto de homenagem ao Cante Alentejano, proclamado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.



"O Alentejo situa-se no sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve. A leste faz fronteira com Espanha e a oeste é banhado pelo Oceano Atlântico. É uma extensa região, essencialmente rural e escassamente povoada, que ocupa cerca de um terço do território nacional. A beleza da paisagem e a qualidade do seu património arqueológico, monumental, arquitectónico e etnográfico, a par da excelência da sua gastronomia e vinhos, conferem-lhe condições de excepção para uma descoberta que associe o turismo de natureza e o turismo cultural."


Como temos na nossa Rua amigos e amigas com ligações a esta região, aqui fica também a homenagem do Blog da Rua a todos eles e a Portugal.

ver mais sobre o alentejo em: http://www.visitalentejo.pt/pt/

6 de janeiro de 2015

DIA DE REIS


O Dia de Reis que hoje se assinala, está associado ao bolo-rei 

e ao "cantar das janeiras" 
e põe fim às festas do Natal e Ano Novo.

Ao longo de vários anos tem existido (já é tradição) grupos de cantares  no Palácio de Belém, residência oficial do nosso Presidente  a "cantar as janeiras", o que implicava uma recompensa (comida, dinheiro...), mas este ano sindicalistas vão "cantar as janeiras", junto do Ministério das Finanças e oferecer eles uma "prenda"....
São outras Ruas.
Vejam amanhã na imprensa.

5 de janeiro de 2015

UM NOVO IMPÉRIO ABRIU PORTAS - Mudanças na Rua



O mítico Café Restelo, na sobejamente conhecida Avenida da Torre de Belém, Nº 1  mudou.


Passou a chamar-se Café Império, conforme consta em página própria de facebook, https://pt-pt.facebook.com/cafe.imperio.lisboa (passe a publicidade).


Os belos bifes continuam, claro. Esses não mudam.


2 de janeiro de 2015

500 ANOS DA TORRE DE BELÉM


Em 2015 vão realizar-se vários eventos comemorativos dos 500 anos do inicio da construção da Torre de Belém. 


O mote para as marchas populares está previsto ser os 500 anos da Torre de Belém; o fim das Festas de Lisboa, claro está, será no jardim em frente à Torre de Belém com um espectáculo especifico pensado para o efeito; no seu interior e nos próximos meses, vão realizar-se vários concertos e exposições alusivas à Torre e em Julho está previsto, no seu exterior, concertos para juntar a malta da Rua para uma grande festa.

Não te esqueças !