25 de fevereiro de 2007

O que é o K? Secção Feminina

Secção Feminina (Jardim das Meninas) – Polidesportivo onde decorriam as actividades de ginástica, jogo da macaca ou do avião, jogo do mata – quem fica no cortiço?, badmington, voleibol, escondidas, apanhada, Woman Wrestling, artes dramáticas e outras mais radicais como slide e paintball.
Passo a explicar.
Ginástica
Movimentos no solo, mortais, flic-flac´s, rodas, etc…
Barras assimétricas – é parecido com as paralelas assimétricas, mas possuía três barras desniveladas unidas por um prumo comum a duas delas. Eram carinhosamente conhecidas como “os ferros”.
Trave – também parecida com trave olímpica – conjunto de exercícios realizados nas costas dos bancos, os verdes pois então.
Saltos de trampolim – utilizando já não as costas mas o assento dos bancos. Pelo aspecto recente de um deles – o segundo a contar da esquerda - ainda devem existir algumas atletas a praticar esta modalidade.
Woman Wrestling – não era muito frequentada esta modalidade mas esporadicamente lá apareciam algumas competidoras, para gáudio da populaça, geralmente masculina.
Actividades dramáticas – foram vários os temas versados, tragédia, comédia, intriga, ciúme, etc… Ele era cada cena, ou como diria o famoso DJ da actualidade – Ugly Kid Toni – cena marada meu, cena marada…
Slide – Actividade lançada pelo Pedro Miguel – membro fundador e honorário da Secção de Actividades Radicais - corda lançada entre a árvore do meio do muro e a junto ao prédio do gaveto da Lourenço de Almeida com a João Bastos, mecanismo feito com o volante de um triciclo de alguém, que provavelmente ficou a explicar aos pais o sucedido. A descida efectuava-se em direcção à janela da Gina, vá se lá perceber porquê.
PaintBall – Armas: zarabatanas feitas com tubo de PVC, às vezes comprado na drogaria, enfeitado com fita isoladora colorida e molas da roupa emprestadas pelas mães. Munições: bagas dos arbustos – “os picos” – e umas peças, generosamente cedidas pela Ana Semide – se calhar nem sabias disto Ana, de um jogo de pinos para desenhar. Os pais da Gina perdoaram-me um “vidrito” partido que eu me lembre, mas também quem ia adivinhar que a janela estava fechada, né?
Nas instalações desta secção também se realizavam as noites de comemoração dos Santos Populares, remeber? Rapazes levam “os bebes” e as raparigas “os comes”, organização muito conservadora, mas que muito bons resultados deu e proporcionou a organização de eventos muito engraçados – “ as Festas”. Autênticas discotecas artesanais não eram? Este também me parece um bom ponto a desenvolver um dia.
Nesta secção localizava-se ainda o muro das lamentações, confessionário, ponto de encontro, etc… muito importante pois na altura não havia telemóveis para combinar os encontros, certo?
Algumas atletas, cujo horário das actividades era de tal forma exigente, tomavam as refeições directamente dos alojamentos. Cestinho descido por corda directamente p´as mãos das referidas meninas ou entregue directamente em mão, isto é que era verdadeiro espírito de sacrifício, mais que não seja das mães das atletas.
“ Ó B… eu vou lanchar! Quésji?”

Milhano

Sem comentários: