1 de junho de 2007

Vai um mergulho?


Hoje começa a época balnear. Importa pois recordar aqui as belas praias que existiam na nossa zona. É no período de 1852-1885, que a sociedade alfacinha consagra de “bom tom” os longos passeios à beira-mar, nomeadamente entre a burguesia ascendente já convertida ao Romantismo. E eis que surgem as primeiras praias alfacinhas, todas em Belém: O Bom Sucesso, a praia da Torre e a praia da “aldeia” de Pedrouços.
As crónicas da época falam de ilustres banhistas: Almeida Garrett que não dispensava a praia de Pedrouços, a marquesa de Rio Maior que a ela faz referência nas suas memórias. Segundo Ramalho Ortigão, Pedrouços tinha então um bom hotel, o Hotel Club dirigido por uma francesa, que esgotava no Verão.
Praia pequena, aburguesada, não tinha areia para tanta gente, nem “aposentos” para os mais exigentes. Diz Ramalho: “pela manhã, a gente abre a janela do seu quarto, deita a cabeça de fora e pode fazer a barba no espelho do seu vizinho do prédio fronteiro”.
Da praia de “bons ares”, aconselhada pelos médicos à família real, hoje não há vestígios. A gloriosa praia de Pedrouços e também a praia do Bom Sucesso, nas traseiras da actual Rua Bartolomeu Dias, restam na memória de crónicas e também de fotos.
Vai um mergulho?

Fotos: Praia de Pedrouços, início do séc.XX, in Arquivo Municipal

Tó Marques

Sem comentários: