8 de agosto de 2007

O Jogo do Lenço

Era necessário um determinado espaço para o jogo se desenrolar e muitas das vezes era A Rua João Bastos que fornecia esse espaço.
A rapaziada dividia-se em duas equipas e existia alguém que ficava no meio delas a dirigir o jogo, era a mãe.
No espaço em que decidiamos jogar, traçavamos duas linhas distanciadas uma da outra, como se o campo fosse rectangular, ficando cada equipa num extremo do campo e sensivelmente a meio, ficava alguém com o lenço na mão a dirigir o jogo, a mãe.
A Carmo, a Lurdes, a Becas, o Milhano, o Lico, a Xana, o Pedro e os demais que todos conhecem, formavam então as equipas e cada um, na sua equipa, tinha um número que era atribuído secretamente, sem a outra equipa saber.
A mãe chamava então um qualquer número e os jogadores de ambas as equipas que tinham esse número, corriam o mais rápido que podiam para agarrar o lenço sem serem apanhados pelo jogador da outra equipa.Se nenhum conseguisse tirar o lenço da mãe em determinado tempo decidido por esta então, a mãe chamava outro número e lá tinhamos mais dois jogadores a correr e a juntarem-se ao grupo que já lá estava.
Desse grupo, quem conseguisse tirar o lenço à mãe sem ser tocado por um jogador adversário, podia correr para a linha da sua equipa e ganhava um ponto ou para a linha da equipa adversária e ganhava o dobro dos pontos. Se fosse tocado por um dos jogadores desse grupo mas da outra equipa então perdia um ponto.
Após se atribuir os pontos o lenço voltava para a mãe e o jogo recomeçava.
A mãe pode, em vez de chamar um número, gritar “fogo” e todos os jogadores de ambas as equipas correm ao mesmo tempo para tentarem apanhar o lenço. Se gritar “água”, ninguém se pode mexer. Se alguém se mexer, conta um ponto para a outra equipa. Se a mãe chama um número e acrescenta a palavra “vinagre”, os jogadores chamados terão de se deslocar ao pé-coxinho. Caso chame um número e diga “vinho”, os jogadores deslocam-se saltitando.
Há mães muito más.
Anexo um desenho, de minha autoria, exemplificativo do jogo.
zeca

Sem comentários: