22 de outubro de 2007

A Rua Verde

O pessoal dA Rua já não necesita de pedir uma carrinha emprestada para "despachar" o velho frigorífico, máquina de lavar, televisão ou outro do género pois com a publicação do Decreto-Lei 230/2004, que transpõe para a legislação portuguesa uma directiva comunitária que obriga à recolha e reciclagem dos "Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos" esse facto deixa de existir.
Agora, quando a malta dA Rua comprar um novo electrodoméstico, um computador, rádio ou telemóvel tem o direito de exigir à entidade vendedora que fique com o "velho".
Há que informar a malta pois a maior parte do pessoal desconhece esta situação.
A entidade vendedora deverá encaminhar o velho aparelho para os Ecocentros para posterior reciclagem ou reutilização.
Mas transformar um aparelho velho em novo ou aproveitá-lo para obtenção de energia através da queima tem custos – Ecovalor. O Ecovalor pode variar entre 40 cêntimos e 34,39 euros, pois depende do tratamento a aplicar aos diferentes aparelho senão vejamos: um frigorífico contém substâncias perigosas comparativamente a um auto-rádio e portanto, o tratamento é mais dispendioso e demorado. Contribui para umA Rua mais limpa, para um Portugal mais verde e para um mundo mais respirável e duradouro.
Liga para a linha SOS Ambiente - se o comerciante te exigir algum pagamento adicional ou se este se recusar a efectuar a recolha do aparelho usado.

zeca

Sem comentários: