30 de maio de 2012

JARDIM BOTÂNICO DE BELÉM


No belo Jardim Botânico Tropical em Belém, apareceu o bichinho acima que afecta as palmeiras, quer elas sejam antigas, raras, grandes ou pequenas. 
Simplesmente chegou a praga, tendo inclusive os responsáveis do jardim sido obrigados a mandar abater um raro espécime de palmeira que por lá vivia.


 

Com mais de duas centenas de exemplares pertencentes a mais de 20 espécies, a colecção de palmeiras do Jardim Botânico Tropical em Belém destaca-se pela sua diversidade e riqueza, tendo alguns exemplares de espécies raras ou ameaçadas que é o caso de uma palmeira-das- caraíbas plantada pelo primeiro Presidente da República em 1913.



O escaravelho da palmeira ou Rhynchophorus ferrugineus, alimenta-se de qualquer espécie de palmeiras pelo que requer medidas especiais de vigilância, prevenção e combate

 
Devido a esta praga ter sido considerada uma séria ameaça, a União Europeia decidiu a adopção de medidas de emergência contra a introdução e a propagação na Comunidade do Rhynchophorus ferrugineus que revê os vegetais susceptíveis e as medidas a adoptar caso se detecte a presença deste organismo.

Julga-se que foi introduzida em Portugal continental através da importação descontrolada de palmeiras para a zona do Algarve e como entretanto a palmeira passou a ser quase uma bandeira nacional em todo o país, colocada em rotundas, junto ao litoral ...  criou-se a oportunidade de a espécie migrar para todo o país tendo já sido detectados vários casos na Região Norte de Portugal.

Esta espécie sendo de difícil controlo, só com uma vigilância apertada e constante supervisão se revelarão eficazes, pelo que se torna importante o envolvimento da população, de um modo geral, de maneira a que se consiga detectar e tratar o problema com a maior brevidade e celeridade possivel, no sentido de se proceder à sua rápida erradicação.

Pedimos então a toda a malta dA Rua e de outras Ruas que, em caso de identificação do insecto, ou de uma qualquer palmeira afectados pelo mesmo que participem o caso o mais brevemente possível junto da Câmara Municipal .



1 comentário:

Milhano disse...

Este jardim não tinha uma entrada pela sacritia da Igreja dos Jerónimos???????????