23 de fevereiro de 2007

O Cinema Restelo

A aproximação da cerimónia da entrega dos óscars recorda-me as primeiras idas ao cinema. No cinema Restelo, é claro. De repente, surgem-me nomes de filmes como o “Ás do Pedal”, “1900” de Bertolucci, “A Aventura do Poseidon”, “A Torre do Inferno” e os clássicos “O Último Tango em Paris”, ou a saga “Emanuelle”. E sempre, sempre, o meu clássico, "Ben-Hur". E tantos outros. Todos no desaparecido Restelo. De boa memória!












fotos:AF/CML
Tó-Zé

4 comentários:

Milhano disse...

Lembro-me bem do "choradinho" feito aos porteiros para nos deixarem entrar quando ainda não tinhamos idade. Recordo em especial uma ida ao Restelo em que alguém, mais novo do que eu, ia de blusão de cabedal e óculos escuros - RayBan pois claro - a ver se passava. Eu sei quem foste e tu lembras-te? Não me lembro se conseguiste entrar. Recorda-me.

Milhano disse...

Também me lembro que chegámos a ocupar a quase totalidade das duas últimas filas de um dos lados do balcão. Não vou contar as confidências trocadas "no escurinho do cinema", mas já posso lembrar que havia uns malandros - outros que não eu, óbvio - que adoravam pôr um dos amigos a espirrar e que depois era imparável. Também recordo o meu primo Armindo, numa das suas vindas a Lisboa, a gritar "Chamem os Bombêros!!" no seu melhor alentejano.

Unknown disse...

Foi com grande tristeza que assisti ao desaparecimento do Cinema Restelo.
Na altura foi a maior sala de cinema do Pais com cerca de 1400 lugares. Fui uma das pessoas a proporcionar muitas horas de boa disposição a todos aqueles que procuravam o seu filme de eleição nesta sala, pois era um dos seus projeccionistas. Recordo tb toda a sequencia antes do espectáculo começar desde o toque do gongue inicial, a sequência de luzes de côr, a magnifica esfera de espelhos e as suas robustas máquinas Aga Baltic que na altura ainda trabalhavam com electrodos a carvão. è com grande saudade que recordo esses tempos. Tempos que não voltarão nunca mais ...

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.