13 de março de 2007

O que é o K? Secção Masculina

Secção Masculina ( Jardim dos Rapazes ) – Polidesportivo onde decorriam as actividades de ginástica, jogo da macaca, escalada, badmington, voleibol, escondidas, apanhada, Boxe, paintball. Proporcionou também treino específico de actividades paramilitares, luta livre – demasiado livre por vezes, o que vale é que já tínhamos quota na Cruz Verde, tiro com pressão de ar, manuseamento de chicotes, dardos e facas, saltos de muros e escadas, actividades cinófilas, etc…
Vamos lá tentar caracterizar.
Ginástica acrobática – barra fixa e argolas, numa estrutura porticada que também serviu de rede de voleibol, tabela de basquete e de baliza. Mais um aspecto em que o K foi percursor, esta tabela, baliza, rede, etc… estava devidamente fixada ao solo como hoje é exigido, ao invés das das escolas que eram arrastadas pelos alunos sempre que era necessário configurar o campo de jogos. Aguardamos ansiosamente o envio por parte dos amigos de fotos onde se veja esta estrutura, também apelidada de “os ferros” - que falta de originalidade…
Movimentos no solo - mortais, flic-flac´s, rodas, etc…
Saltos de cavalo – por cima dos bancos, ou do muro para os mais destemidos. Alguém ficou com os dedos dos pés partidos – acho que dos dez só escaparam três - um Verão inteirinho, alguém consegue lembrar-se do apelido dele? Se sim enviem para o n/e-mail.
Escalada – Várias modalidades:
1. ligeira – pés no soco do muro e mãos no rebordo das aberturas, percurso entre o escorrega e o nº 3 da João Bastos;
2. arriscada – entre o muro e a janela da Carmo
3. profissional – entre o muro do barracão, já desaparecido, e a moradia ao fundo da Martins Barata. Este último troço ainda existe, se calhar devíamos pedir a sua classificação, para preservação da memória, just kidding…

Jogos Sem Fronteiras – recriação dos originais em versão caseira com percursos de perícia, força, coordenação motora, etc… bons momentos quer a idealizar, quer a brincar.
Artes Dramáticas – bom teatro e ao vivo. Não vi mas teve boa crítica a peça em que dois “assaltantes” devidamente coreografados assaltaram um amigo à porta de sua casa para grande susto deste.
Boxe e artes marciais – não existiam treinos com hora marcada, mas quando chegava a hora, era ver o entusiasmo com que nos aplicávamos – birras, soluços, muito amuo e felizmente poucas mossas. Aparecia sempre uma bola de futebol que aplacava os ânimos e fazia esquecer a origem da refrega. Por vezes quando o treino chegava ao fim ninguém se lembrava da origem. A roupa lavada das famílias do rés do chão servia não raras vezes de punching ball e então era ver o entusiasmo desses familiares em acabar com o treino, para dar início às sessões de belcanto.
Futebol – muito diversificado futebol de 2,3,4,5, 6, 7, etc…- por vezes mais, quando entravam os proprietários das vidraças, sempre presentes na memória dos mais entusiastas da brincadeira. Balizas pequenas – leiam-se os bancos, ou balizas grandes árvores junto ao cabeleireiro e junto às janelas da Cristina e da Rita. “Pedrinha, pedrinha para não dar à madrinha” para ver quem escolhe as equipas.
Actividades Cinófilas – Este foi um dos projectos com mais piada, o cão comunitário.
Quem não se lembra do Butxinho? O cão radical que saltava o muro, competia com os carros em corrida – não poucas vezes com prejuízo da sua integridade física – e que fomos obrigados a licenciar e a vacinar, sob pena de o canil lhe deitar a unha. Boa ajuda nos deu a Maria, lembram-se dela sempre com uma bata branca?
Nesta secção também se promoviam os jogos de sociedade, berlinde, bisca, sueca, king, lerpa, canasta, eu sei lá…Mas sobre este tema vou aguardar uma oferta que já alguém fez.

Jinhos p´as meninas e caneladas p´os meninos
Milhano

Sem comentários: