A exposição foi inaugurada em 23 de Junho de 1940 pelo Chefe de Estado Marechal Carmona, acompanhado pelo Presidente do Conselho Oliveira Salazar e pelo Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco.
A Exposição do Mundo Português incluía pavilhões temáticos relacionados com a história, actividades económicas, cultura, regiões e territórios ultramarinos de Portugal. Incluía também um Pavilhão do Brasil, único país estrangeiro convidado.
A Exposição do Mundo Português levou à completa renovação urbana da zona ocidental de Lisboa. A sua praça central deu origem à Praça do Império, uma das maiores da Europa. A maioria das edificações da exposição foi demolida no final, restando apenas algumas como o actual Museu de Arte Popular e o Monumento aos Descobrimentos (reconstrução com base no original de madeira).
Zeca
3 comentários:
Se é verdade que a Exposição de 1940 permitiu alterar toda a traça urbanística de Belém, importa também dizer que foi, também, o mais importante acontecimento político-cultural do Estado Novo. Estava em jogo a consagração pública de uma legitimidade representativa própria, ideológica e histórica, ao invés de uma legitimidade eleitoral democrática. Toda a encenação associou os traços marcantes do nacionalismo: autoritarismo, elitismo e conservadorismo.
A moeda apresenta o valor do bilhete para entrar na Exposição.
zeca
obrigado por estas imagens e textos, ficamos todos a saber um mais !
pedro oliveira
vilaforte.blog.com
Enviar um comentário