18 de maio de 2007

A Praça Afonso D'Albuquerque

A Praça Afonso D`Albuquerque em Belém tem uma forma quadrangular, tendo a sul o rio Tejo e o antigo Real Cais de Belém e a norte o Palácio de Belém, actual residencia oficial do nosso Presidente da Republica. Centralmente foi erguido um Monumento a Afonso D`Albuquerque. Uma estátua em bronze que representa o Vice Rei da Índia em 1506. O pedestal monumental com uma base octogonal, fabulosamente esculpida e trabalhada em alto relevo em pedra mármore, que sustenta a estátua, insere-se na vertente arquitectónica neomanuelina muito apreciada no século XIX com esferas armilares, cabos e cordas como elementos decorativos.
Afonso D´Albuquerque nasceu em 1462 e foi em 1503 que, ao serviço de D. Manuel I, partiu com uma pequena armada de 3 naus para a Índia. Tinha um plano para o Império que era a conquista de posições estratégicas no Indico. Substituiu D. Francisco de Almeida como Vice-Rei da Índia e conquistou feitos espantosos como Goa, Malaca e Ormuz. Ferido em combate morreu em 1515.
O monumento é inaugurado em 03 de Outubro de 1901 (na foto) e o arranjo do jardim só ficou concluído em 1905. Mais tarde, o jardim será objecto de remodelação por ocasião da Exposição do Mundo Português ficando um espaço com zonas ajardinadas, rodeadas por sebes e tendo algumas árvores como o pinheiro-manso.
Possui vários bancos e bebedouros para a pessoa poder desfrutar o silêncio.

Zeca

2 comentários:

dzp disse...

Num dos belos bancos em mármore do jardim está inscrito o seguinte: Aqui nasceu o C.F."Os Belenenses" 23-9-1919.
Pelos vistos o clube da nossa terra nasceu numa "amena" conversa de jardim ao som dos passarinhos e defronte da estátua de um grande Português.
zeca

Vasco disse...

O meu sonho é nessa praça festejar muitas conquistas do nosso Belenenses =) um dia sei que sim