30 de julho de 2007

O Jogo da Macaca

NA Rua existiam dois jogos da macaca em pedra; Um no jardim das meninas e outro no jardim dos meninos, mas também era desenhado na estrada com uma qualquer pedra que servisse para a riscar. Se desenhado, numeravam-se as casas, normalmente, de 1 a 8.
No início do jogo, lançava-se a pedra, normalmente lisa, para a casa número 1, no entanto se a pedra tocasse no risco ou saísse para fora, perdia-se a vez, dando lugar ao jogador seguinte. Caso a pedra ficasse dentro da casa, fazia-se o percurso para a apanhar. Esse percurso consistia em saltar ao pé-coxinho de casa em casa, excepto na tal onde se encontrava a pedra. Nas casas quatro e cinco e nas sete e oito, saltava-se com os dois pés ao mesmo tempo. Chegando às casas sete e oito saltava-se, rodando no ar sobre si mesmo e caindo nas mesmas casas.Reiniciava então, o percurso inverso até chegar à casa anterior daquela que tinha a pedra para a apanhar, equilibrando-se apenas num pé. Depois fazia-se o restante com a pedra na mão até ao início.
É de salientar que quando perdíamos numa determinada casa e quando voltávamos a jogar, era dessa casa que se recomeçava. Finalmente, terminado este percurso, íamos ao contrário isto é, de costas; atirava-se a pedra, e caso se acertasse no interior de uma casa, assinalava-se com uma cruz, e colocava-se o nome de quem atirou a pedra.
Caso contrário cedia-se a vez a outro jogador(a). Nas casas que já estiverem assinaladas, só o jogador que lá tivesse o nome é que as podiam pisar.
Também tínhamos de fazer o percurso de olhos fechados, perguntando “Queimei ?” e alguém tinha de dar uma ajuda para evitar que “queimasse” a linha para assim, poder fazer o restante percurso.Este jogo era praticado por meninos e meninas dA Rua em qualquer altura do dia e era uma maneira simples e divertida de passar o tempo junto das nossas casas.
A foto exemplifica a forma como as crianças, como nós éramos, se divertiam a jogar.
zeca

1 comentário:

dzp disse...

Hoje, os jogos da macaca nA Rua estão rodeados por pedra da calçada mas no nosso tempo estavam rodeados por terra.
zeca