6 de junho de 2007

A Rua e os Prémios Valmor

O Prémio Valmor nasceu no século passado e surge da vontade do ex-governador civíl de Lisboa, o último visconde de Valmor.
Grande apreciador de belas artes, doa, por via de testamento, dinheiro à cidade de Lisboa de modo a criar-se um fundo. Este passaria a constituir um prémio a ser distribuído em partes iguais ao proprietário e ao arquitecto autor do projecto da mais bela casa ou prédio edificado.
Entre algumas alterações nos regulamentos e apesar das mudanças dos tempos, das mentalidades e do modo de construir edifícios, mantém-se ainda como um dos mais prestigiados prémios de arquitectura em Portugal.
É sabido por todos nós que a nossA Rua está inserida numa zona priveligiada tendo sido inclusívé, edificados vários edificios premiados, senão vejam:


Prémio Municipal de Arquitectura-1946 -------------------------- Prémio Valmor-1947 ------------------------------------------ Prémio Valmor-1950
R. D. Francisco de Almeida ----------------------------------------- R. S. Francisco Xavier --------------------------------------R. Duarte Pacheco Pereira

-Menção Honrosa-1978 ------------------------------------------------Prémio Valmor-1987 -----------------------------------------Menção Honrosa-2000--- Rua João Bastos------------------------------------------------------Instituto Jacob Pereira------------------------------------------Av. Torre de Belém

Zeca

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Zeca por este post. O edificado é muito importante e decisivo no "ambiente e cores" da Rua.

dzp disse...

A nossA Rua é fantástica !
zeca

Luis Cunha disse...

Ainda bem que estes post aparecem, passamos ao lado de "coisas" fantásticas todos os dias e provavelmente não lhes damos o devido valor. Realmente somos uns priveligiados.

Obrigado Zeca