21 de fevereiro de 2012

O BIFE DO LABREGO


Numa bela e longínqua noite de luar fomos (um belo grupo de rapazes dA Rua) jantar ao “Labrego”, que fica numa pequena aldeia de nome Feliteira.
Nessa altura tinha um ambiente familiar, uma decoração rústica e uma vista bonita no meio da vegetação de onde se conseguia ver o comboio a passar.


A especialidade era o cabrito assado no forno, preparado sabiamente e tinha a acompanhar a bela batatinha assada no forno e um arrozinho de miúdos, ou sem eles, que era uma maravilha.
Alguns foram para o outro prato da casa, o bacalhau frito com cebola e batatinhas … e também tinham um belo esparregado para acompanhar.



Destaca-se ainda o pão saloio que era cozinhado a lenha na casa ao lado, da irmã do dono do restaurante, donde vinha quente para a mesa e onde a manteiga servida em pequenas tacinhas, praticamente derretia em contacto que esse belo naco de pão.




Baco presenteou-nos com um belo néctar da adega em frente, também da família do dono do restaurante, escuro como breu, mas que se evaporava rapidamente das garrafas.

As sobremesas e principalmente o licor de aperitivo … não deixa espaço para mais palavras mas fez com que alguns lá voltassem, não foi Pedro ?



Por vezes o tempo escasseia e apesar da boa conversa e do óptimo repasto tivemos que ir embora pois o ponteiro das horas já ía alto .


Fomos embora, mas no caminho de casa descobrimos numa outra aldeia, uma festa. Havia festa no Calhandriz. O Calhandriz estava densamente povoado e tinha bailaricos e petiscos. Tinha tanta gente que um de nós achou que tínhamos perdido um amigo e então achou que naquele momento tinha que o resgatar; foi pedir ao fulano da banda onde estava um microfone disponível e pedir-lhe … e então ouve-se na aldeia alguém a chamar pelo Sr Carlão.

Pergunta:
Quem era o Sr Carlão e quem foi o individuo que pediu para o chamar ?

Historia passada e chegamos ao local de partida - A Rua.

Na Rua temos então alguém a vomitar junto ao degrau da charcutaria e outro junto a ele a descrever o que é que o primeiro estava a vomitar (?)… e até chegou ao ponto de dizer: ”olhem vomitou um Bife !”... Risota geral claro.


Fim da historia, ou quase.

No dia seguinte o que vomitou pergunta-nos “Viram a minha dentadura ?" Olhamos uns para os outros e … não!
Historia aqui e acolá para tentar perceber onde poderia estar tal objecto e um dos rapazes afasta-se… de repente grita: “está aqui ! Afinal o bife que o outro dizia que este vomitou são os dentes …"


zeca

1 comentário:

Luis Cunha disse...

Chor Carlão e Chor Zé Paulo, faxabor...
Temos de escrever um livro de memorias eheheheh!